Seja Representante Hidrosux

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Para que serve o alta-frequência?


Um dos aparelhos mais utilizados em cabines de estética, é o alta-frequência. Em procedimentos de limpeza de pele é indispensável! Mas você já parou pra pensar porquê?

A máquina de alta frequência é um aparelho emissor de descargas elétricas, é como se fossem emitidas faíscas eletromagnéticas. O circuito oscilante do aparelho passa por um dispositivo que permite a seleção de uma corrente alternada. Existem muitos tipos no mercado e com parâmetros bastantes variados, com frequências entre 60 kHz a 200 kHz, e intensidade baixa entre 1 a 10mA. Essa energia será conduzida através de eletrodos monopolares, em vidro numa base metálica, que contém no seu interior o gás argônio ou neon, que com um impacto de energia, ficam fluorescentes.

Importante!!! A frequência é a velocidade do pulso, isto é, o número de vezes que o pulso se repete em um segundo. E a intensidade é a quantidade de energia emitida pelo equipamento.

A onda eletromagnética de alta frequência pode trocar de polaridade várias vezes, caracterizando uma corrente alternada ou despolarizada, e portanto, não produzirá reações químicas, nem promoverá permeação de ativos cosméticos, mas fará uma vibração nas moléculas de água da pele, o que pode produzir um calor brando. Daí ocorrem vários efeitos fisiológicos como vasodilatação periférica local, aumento da circulação sanguínea, e como consequência o aumento da oxigenação, do trofismo e do metabolismo celular.

Ao entrar em contato com o eletrodo a pele gera um faíscamento que transforma o oxigênio em ozônio, com ação germicida, bactericida e fungicida  que acontece através da quebra da membrana celular do microrganismos.

Outro benefício em decorrência do seu uso, é a reparação tecidual. A extração forçada de comedões pode provocar lesões no tecido, deixando uma porta de entrada aos microrganismos oportunistas É neste momento que sua aplicação é imprescindível, pois poderá cauterizá-la.

Como componentes do equipamento temos uma bobina e vários eletrodos:

Eletrodos: cebola, cebolinha, poço, fulgurador, saturador, forquilha, pente.
Saturador: utilizado no faiscamento indireto.  Pode ser utilizado com cosméticos, pois aumenta a vascularização da pele.



  • Standart (cebolinha ou colher): usa-se em faiscamento direto ou fluxação.
  • Esférico (cebolão): usado em fluxação ou faiscamento direto.
  • Forquilha: utilizado no pescoço, mamas e braços em faiscamento direto ou fluxação.
  • Fulgurador ou cauterizador: usado com faiscamento direto em peles acneicas.
  • Poço: aplica-se nas lesões pápulo-pustulosas que não podem ser esvaziadas.



As formas de aplicação:
Aplicação direta, Fluxação  ou efluviação: é o método mais comum, onde o aparelho encosta na pele do cliente, em graduação mínima e é deslizado suavemente por 5 minutos.
Faiscamento ou à distância: o eletrodo se mantém a milímetros da pele, sem encostá-lo. Como resultado há  formação de faíscas do eletrodo para a pele.
Saturação ou indireta: neste método a cliente segura um eletrodo do tipo saturador, enquanto a esteticista aplica massagem manual na face ou couro cabeludo. A carga é transferida do cliente para o profissional.  Os pontos de contato entre a mão do profissional e a cliente fecham a passagem da corrente e o efeito é o mesmo de uma aplicação direta, com a vantagem da associação da massagem.
Observação: O tempo de aplicação deve girar em torno de cinco minutos e a intensidade aplicada estará de acordo com o estado da pele do cliente.


Indicações na estética:
Após extrações de comedões em limpeza de pele;
Cauterização de pústulas;
Em tratamentos de peles acneicas;
Em procedimentos de revitalização, devido ao aumento do metabolismo;
Após depilação;
Em terapias capilares com ação bactericida e fungicida, e também para estimular o couro cabeludo;
Em tratamentos de podologia nas afecções unguais (onicomicose, verrugas e inflamação pós extração de cutículas;
Foliculite.

Contraindicações:
Em portadores de Marcapasso cardíaco;
Gestante, nos três primeiros meses;
Pessoas com distúrbios de sensibilidade;
Pele com cosméticos inflamáveis;


Referências:
http://catarinamadeira.com/para-que-serve-o-alta-frequencia/